8.5.08

Como usar o índice - um glossário

Estou tentando me entender com o índice de assuntos do blog. Os "marcadores" (nome oficial) listados no índice no momento ainda não estão um pouco "dispersos".
Enquanto se projeta (ou compõe?) a estrutura, abri esta postagem para aos poucos fazer uma espécie de glossário dos termos ("marcadores") do índice. Espero que isto facilite a compreensão do que cada coisa quer dizer. A idéia é manter esta lista sempre atualizada.
Importante: principalmente para os projetos apresentados em mais de um capítulo, é bom não esquecer de começar a ler de baixo para cima.

2002 - 2008
Recurso para datar a elaboração de cada trabalho publicado. Também possibilita localizar a produção reunida de cada ano.

AU
arquitetura e urbanismo

bibliografia
para postagens que contenham indicações bibliográficas (por enquanto, este item deve vir acompanhado de atributos "AU", "musarq" etc.).

criação e construção
expressão que surgiu em 2002, durante a elaboração do projeto da faculdade de arquitetura (mais tarde, "escola de criação e construção") no pátio do pari, quando eu tentava não pensar pelo caminho de um servilismo da arte ou da engenharia à esse algo maior que seria a arquitetura. "tudo o que existe é produto de criação e construção".

educação
substitui o termo "ensino", que originalmente compunha o título deste blog. Ainda não sei se crio marcadores específicos para "educação em AU", "educação em música" etc. (Aí sim também em um sentido de "ensino"). Enquanto não decido o que é melhor, o que leva o nome "educação" pode vir acompanhado de um outro termo (ou mesmo mais de um). por enquanto a lista tem: "AU", "criação e construção" e "fundamentos de projeto"; em breve, espero acrescentar pelo menos "música" e "musarq".

escada e contraponto
para toda a investigação do parentesco entre o exercício do contraponto em música e o projeto de circulações verticais em arquitetura.

fau graduação
para tudo o que estiver à graduação na fau, seja ao período em que estive lá como estudante (1999-2005), seja a reflexões relacionadas ao curso de graduação independente de minha passagem por lá. a data que acompanha os maarcadores ao final do texto ajuda a identificar do que se trata.
(Obs. ver também em "jornal 1:1000")

filosofia da educação
para textos que não falem de um ensino "de algo" ou que abordem o ensino "de alguma coisa" de maneira mais ampla, não apenas por metodologia e didática, por exemplo, mas no contexto de uma reflexão filosófica sobre educação.

fundamentos de projeto
refere-se à questão de "por onde e como começar a ensinar arquitetura". não sei se vou manter esse termo aqui no blog. a coisa é que se trata de um termo "oficialmente" reconhecido; às vezes é bom ter alguns. (minha vontade é de pensar em "ensino de criação e construção" para, a partir daí, aí sim pensar em "ensino de fundamentos de projeto").

interdisciplinaridade
eis outro termo reconhecido "oficialmente". desde 2004, no segundo projeto no pátio do pari, comecei a usar um outro, "reunião de idéias", que procurava expressar a idéia de como não só as disciplinas, mas também coisas, lugares, pessoas, pensamentos se relacionam.
não me parece um problema ter um termo para significar a relação entre disciplinas; o que incomoda é o fato dessa relação acontecer quase sempre "de fora para dentro" em vez de buscar o reconhecimento do conjunto de características e potenciais presentes num objeto, para que este objeto seja, então, estudado por meios apropriados à compreensão do mesmo. espero que a produção do conhecimento científico supere essa tendência ainda vigente, da excessiva adaptação do objeto aos procedimentos cognitivos pré-estabelecidos, e que, aos poucos, se aproxime de um fazer científico criativo - e, por que não, artístico.

jornal 1:1000
para textos etc. que tenham sido publicados no jornal dos estudantes da fau, o 1:1000. para efeito de busca, estão implícitos aqui os marcadores "fau graduação" e "vita activa" (ver mais adiante).

musarq
termo que praticamente originou e dá nome o blog - que poderia ser "só" sobre isso. para tudo o que contiver alguma traço da relação entre arquitetura e música.

navegação do blog
indica postagens como esta, com instruções que clareiem o jeito que encontro de usar os recursos do blog.

pedagogia waldorf
reflexões gerais sobre esta proposta educacional (enquanto a academia insiste em ignorá-la).

projetos
marca todos os projetos. para informações complementares, ver o ano, nome do projeto e características (por enquanto, apenas "fau graduação". em breve: "fau mestrado").

reunião de idéias
ainda vou estudar como e se este termo se aplica. (vide "interdisciplinaridade").

TFG Pari
para o que tenha relação ou mencione o projeto da escola de criação e construção, de 2004 (Trabalho Final de Graduação, orientado pelo professor Antonio Carlos Barossi).

vita activa
referência à vita activa exposta e defendida por Hannah Arendt em A Condição Humana. Este livro me foi apresentado em 2007 pelo professor José Sérgio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da USP, durante disciplina obrigatória do curso de licenciatura em música. Nele, Arendt coloca a ação como o que nos faz "mais humanos", nesse sentido em oposição ao labor (atividades necessárias à sobrevivência, pertencentes ao âmbito privado) que nos aproximaria dos animais. A ação é o que constitui a história; só pode ser realizada publicamente e na companhia de outros.
Aqui no blog, este marcador corresponderá às manifestações relativas à essa vita activa, desde reflexões até registros de tentativas e fatos ocorridos no âmbito da construção humana coletiva e pública.
(Obs. ver também em "jornal 1:1000")

óperação urbana
para o que tenha relação ou mencione o projeto óperação urbana, de 2003.

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